Que tal uma pintura livre, sem se preocupar com tema, só juntar pinceis, tinta guache e uma grande folha de papel kraft? Mas com um pequeno desafio: em duplas.
Foi o que propus às crianças em uma das minhas aulas. Quando proponho duplas para crianças pequenas é sempre assim: há uma disputa por espaço, por quantidade de material... por qualquer coisa!
Mas neste caso foi diferente, talvez pelo tamanho do papel ou pelo tamanho do entusiasmo deles! Só sei que a maioria das duplas optaram por uma pintura integrada, como vemos nos três primeiros exemplos. Alguns permaneceram com o trabalho individual, como na pintura abaixo.
O que eu achei mais interessante foi que as interações se deram de maneira natural, pois eu não disse se deveriam "fazer uma única pintura integrada" ou "dividam a folha ao meio". Somente disse que as pinturas seriam feitas em duplas e que eles mesmos escolheriam com quem ficariam.
De saída, este tipo de trabalho me ajuda a perceber melhor a turma e elaborar outras atividades coletivas. As crianças adoram pintura, até aquele aluno que não queria pintar (disse que não gosta e tal) acabou pintando.
Legal né?
Mais sobre pintura nas minhas aulas:
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