segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Menino marinheiro







Menino vestido de marinheiro com rede para apanhar borboletas, 1938, Pablo Picasso


A maioria das crianças com as quais trabalho tem pouco acesso a livros de arte ou à internet, para ver\pesquisar imagens de qualidade. A aula de arte é esperada durante a semana toda pelas crianças. São apenas 40 ou 50 minutos semanais com cada sala, de até 37 alunos. 
Nesta aula eu queria mostrar algo próximo a elas. Este trabalho do Pablo Picasso é maravilhoso e dá para criar muitas aulas a partir dele. Para iniciar a leitura deste trabalho eu escolhi começarmos pela forma, mas indo diretamente para o desenho. 
"Vamos desenhar juntos?" foi a pergunta, logo após situar brevemente artista e obra. Brevemente mesmo! "Pablo Picasso, um grande artista espanhol, que desenhava como criança. Quando fez este quadro (acima) tinha 57 anos! Não que não soubesse desenhar "certinho" ou mais fotograficamente falando. Ele encontrou outro jeito de fazer seus desenhos."
Então, passo a passo, traço a traço, enquanto eu desenhava no quadro eles acompanhavam no caderno. A medida que fazíamos uma parte, como um olho, por exemplo, eu questionava: qual forma geométrica se parece? E buscava levantar com a sala, outras características peculiares, relação com formas de letras ou números (a orelha por exemplo se parece com um oito). Imediatamente as crianças compreenderam e embarcaram como em um jogo. 



resultado do passo a passo no quadro: sem firulas


A questão aqui foi desmistificar o traço. Orientar o olhar. Não havia importância se estava ou não igual ao do Picasso. O mais importante é despertar o olhar. E no passo a passo, coletivo, acredito ter alcançado este objetivo. 

Alguns resultados desta aula:










A aula é um organismo vivo!
Em certa altura uma das crianças observou os braços do "menino marinheiro" e imitou: colocou os braços para dentro da camiseta e ressaltou: parecem braços curtinhos...
Tentei captar a empolgação da brincadeira:





:) até a próxima aula crianças! beijos!

Mais artistas neste blog:
desenho imaginário
bolha amarela
Waldemar Cordeiro
paisagem







Nenhum comentário:

Postar um comentário