quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Precisa pintar prô?


Quando faz sentido a turma colorir as tarefas? 
       O desenho cumpre um importante papel no desenvolvimento infantil, sendo usado pela criança para se divertir e se expressar. O colorido que ela coloca em suas produções, por sua vez, diz muito sobre si. Alguns professores da Educação Infantil, no entanto, costumam pedir que os pequenos pintem desenhos prontos. Isso é um problema sério, pois se trata de uma atividade mecânica e nada desafiadora. Ao simplesmente pintar o que outra pessoa desenhou, esses meninos e meninas perdem a chance de desenvolver seu percurso criativo e de aprender mais. Além disso, ao apresentar figuras padronizadas à turma, podemos dar a impressão de que só existe um tipo de desenho correto, o que irá reforçar uma visão estereotipada da Arte. Só faz sentido, então, propor que as crianças pintem desenhos que elas mesmas fizeram e somente se a tarefa levá-las a pensar, tomar decisões e se expressar. 

Texto de  Heloisa Ramos formadora de professores. Do site Nova Escola.

Para aprofundar os conhecimentos:
Capítulo sobre Artes Visuais do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), do Ministério da Educação (MEC).  

Sugerido pelo professor Sergio Andrejaukas Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário